Tipos de Auditoria

TIPOS DE AUDITORIA

Existem três tipos diferentes de auditorias: produto (que inclui serviços), processo e sistema. No entanto, outros métodos, como uma auditoria de revisão de documentos ou documentos, podem ser empregados independentemente ou em apoio dos três tipos gerais de auditorias.

Os 3 Tipos de auditorias

Auditoria de produto – Um exame de um produto ou serviço específico para avaliar se ele está em conformidade com os requisitos (isto é, especificações, padrões de desempenho e requisitos do cliente).

Auditoria de produto

 

Auditoria de processo – Uma verificação que os processos estão funcionando dentro dos limites estabelecidos. Ele avalia uma operação ou método contra instruções ou padrões predeterminados para medir a conformidade com esses padrões e a eficácia das instruções. Tal auditoria pode:

✔ Verificar a conformidade com os requisitos definidos, como tempo, precisão, temperatura, pressão, composição, dentre outros.

✔ Examinar os recursos (equipamentos, materiais, pessoas) aplicados para transformar as entradas em saídas, o ambiente, os métodos (procedimentos, instruções) seguidos e as medidas coletadas para determinar o desempenho do processo.

✔ Verificar a adequação e eficácia dos controles de processo estabelecidos por procedimentos, instruções de trabalho, fluxogramas e especificações de treinamento e processo.

Auditoria de processo

Auditoria do sistema – Uma auditoria realizada em um sistema de gerenciamento.

Pode ser descrito como uma atividade documentada realizada para verificar, por meio do exame e avaliação de evidências objetivas, se os elementos do sistema são apropriados e eficazes e foram desenvolvidos, documentados e implementados de acordo com os requisitos especificados.

Uma auditoria também pode ser classificada como interna ou externa, dependendo das inter-relações entre os participantes.

As auditorias internas são realizadas pelos funcionários da sua organização. As auditorias externas são realizadas por um agente externo.

Tipos de Auditoria: Auditorias internas e externas: auditorias de primeira, segunda e terceira parte

tipos de auditoria

Auditorias de 1a. Parte:  É uma Ferramenta Gerencial de Monitoramento

Uma auditoria de primeira parte é realizada dentro de uma organização para medir seus pontos fortes e fracos contra seus próprios procedimentos ou métodos e / ou contra padrões externos adotados na organização.

É realizada por auditores que são empregados pela organização que está sendo auditada, mas que não têm vínculos com a área auditada.

Auditorias de 2a. Parte: Avaliação de fornecedores

Uma auditoria de segunda parte é uma auditoria externa realizada em um fornecedor por um cliente ou por uma organização contratada em nome de um cliente.

Um contrato está em vigor, e os bens ou serviços estão sendo ou serão entregues. As auditorias de terceiros são sujeitas às regras de contratos.

Auditorias de 3a. Parte: Certificação e credenciamentos externos

Uma auditoria de terceira parte é realizada por uma organização de auditoria independente da relação cliente-fornecedor e está livre de qualquer conflito de interesses.

A independência da organização de auditoria é um componente chave de uma auditoria de terceiros.

As auditorias de terceiros podem resultar em certificação, registro, aprovação de licença, ou multa emitida pela organização terceirizada ou por uma parte interessada.

 tipos de auditoria

Auditorias como Ferramenta Gerencial de Monitoramento é a conhecida Auditoria Interna da Qualidade.

É realizada por uma equipe capacitada de Auditores Internos, os quais analisam o cumprimento de requisitos verificando a coerência entre a documentação e as ações desenvolvidas.

 

O Auditor Interno de Qualidade é o profissional responsável por realizar auditorias internas de sistemas e procedimentos relacionados com a qualidade.

Para isso ele deve estar capacitado de forma consistente para realizar todas as atividades de auditoria:

Planejar, comunicar o programa com os auditados, realizar reuniões de abertura e encerramento, conduzir o processo de auditoria e elaborar o relatório.

Conheça o CURSO DE AUDITOR INTERNO – ISO 9001:2015

 

Um treinamento completo de formação de auditor interno – ISO 9001:2015 – ISO 19011:2012, totalmente em vídeo aulas, com uma linguagem simples, direta e material didático de apoio.

 

 

 

Como ser um auditor

Planeje e realize uma auditoria interna ISO 9001 em qualquer empresa do começo ao fim.

COMECE HOJE A SE PREPARAR PARA TORNAR-SE UM AUDITOR INTERNO EM SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE CONFORME AS NORMAS ISO 9001:2015 E ISO 19011:2012.

 

Fonte:
http://asq.org/learn-about-quality/auditing/
http://www.inmetro.gov.br/ct/apresentacoes/iso%20nbr%2019011.ppt.